sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DIA INTERNACIONAL DAS TELECOMUNICAÇÕES

17 de Maio

No nosso mundo actual, de relações internacionais cada vez mais estreitas e dependentes e, portanto, cada vez mais necessárias do ponto de vista social e económico, as comunicações apresentam-se como um domínio de extrema força.

São vias imprescindíveis para a disseminação de ideologias e culturas, aproximando povos que vivenciam tanto realidades semelhantes quanto radicalmente diferentes.

Através das telecomunicações, representadas pelas chamadas infovias (rodovias da informação), não existem barreiras nem fronteiras possíveis.

Satélites artificiais, fibra ótica, levam mensagens em forma de som, imagens ou dados informáticos, viabilizando a transmissão de um facto ou documento para vários lugares ao mesmo tempo.

Mas, isso não é nada. É apenas a nossa realidade. A realidade do século XXI.

O dia 17 de Maio foi eleito como Dia Internacional das Telecomunicações porque, nesse dia, em Paris, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 se transformou na União Internacional de Telecomunicações (UIT). A partir daí, o simbolismo das barreiras de tempo e espaço foi superado. O principal instrumento dessa transformação, que marcou o final do século XX e o alvorecer do século XXI, foram as telecomunicações, que constituem uma infra-estrutura essencial ao desenvolvimento económico, social e das atividades culturais, políticas e religiosas.


Sem comentários:

Enviar um comentário