sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O RIO LIS


O Rio Lis nasce na povoação das Fontes, Freguesia de Cortes, que faz parte do distrito e do concelho da cidade de Leiria que é atravessada pelo mesmo, e onde desagua o rio Lena, afluente do Lis.
Tem uma extensão de cerca de 40 km desde a nascente até à foz, e desagua no oceano Atlântico, na praia da Vieira, freguesia de Vieira de Leiria e concelho da Marinha Grande.
A bacia hidrográfica do Rio tem uma enorme variação sazonal dos caudais escoados, o que origina grandes problemas de aprovisionamento de água, particularmente nos anos menos chuvosos e no período de Verão, altura em a concentração de substâncias poluentes pode atingir valores preocupantes por falta de escoamento.
Os principais afluentes que constituem a rede hidrográfica do rio Lis são, na margem direita, o rio Fora e as ribeiras dos Milagres, da Caranguejeira (ou Sirol) e da Carreira, e na margem esquerda os rios Lena e Alcaide. Destes, é o rio Lena que apresenta a sub-bacia mais desenvolvida, a qual abrange uma parte considerável dos concelhos da Batalha e de Porto de Mós. É na zona da ribeira dos Milagres que se concentra um número assinalável de suiniculturas, o que leva a uma conspurcação sistemática das águas do Lis, o que contribui decisivamente para a poluição constante da bacia hidrográfica deste rio.

É de salientar o esforço que se tem desenvolvido nos últimos anos, a nível ambiental, pois tem havido uma preocupação legítima em requalificar as zonas envolventes do rio, o que é manifestamente insuficiente, passando a solução ideal por uma consciencialização junto das populações, mas sobretudo junto dos principais causadores da poluição.

Sem comentários:

Enviar um comentário