


Significa, pela etimologia grega, transportar a escrita para longe (têle , longe, e graph , raíz de grápho , letra). As formas telegráficas primitivas foram possivelmente o fogo, o fumo ou as batidas do tambor. Os gregos, em 300 a. C., já comunicavam a distâncias relativamente grandes através de um conjunto de vasos grandes que faziam alternar de posições segundo um código por eles definido para designar diferentes letras. Também se comunicava através de sons emitidos em elevações que chegavam a quilómetros de distância.
O que é
O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios.
Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse, que surgiu com a criação de telégrafo eléctrico na década de 1830. Samuel Morse criou e registou a patente do telégrafo no ano de 1837.
Código morse
1. Sinal curto, ponto ou 'dit' (•)
2. Sinal longo, traço ou 'dah' (-)
3. Intervalo entre caracteres (entre pontos e traços)
4. Intervalo curto (entre letras)
5. Intervalo médio (entre palavras)
6. Intervalo longo (entre frases)
O telégrafo foi o principal sistema de comunicação a longa distância nos séculos XIX e começo do século XX. Foi muito utilizado por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra.
Com o surgimento e disseminação do telefone, principalmente na primeira metade do século XX, o telégrafo foi sendo preterido.

Sem comentários:
Enviar um comentário